A grande maioria das empresas, senão todas as do setor industrial, realizam atividades dentro da sua logística que envolvem o controle da rastreabilidade dos produtos da sua cadeia de abastecimento. A execução manual dessas atividades do processo de produção pode ser impossível.
No caso da indústria do plástico, os avanços tecnológicos permitem uma marcação rápida, indelével e duradoura em componentes plásticos automotivos. Neste post contamos como na Gravotech podemos ajudá-lo a simplificar a gestão da produção graças à rastreabilidade na indústria 4.0.
Rastreabilidade é a possibilidade de acompanhar um produto em todas as etapas da sua produção, desde a fabricação inicial até a distribuição final. O objetivo é coletar o máximo de informações possível ao longo da cadeia. Os produtos são identificados individualmente ou em lotes para acumular informações de cada processo.
Esta rastreabilidade é necessária em toda a indústria e especialmente crítica para setores como o automóvel, com uma indústria auxiliar composta por mais de 1.000 fornecedores de peças.
O que é Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 é uma mudança radical no modelo de rastreabilidade de lotes utilizado até agora. Gera grandes melhorias para o processo, mas obriga os fornecedores a se comprometerem com a inovação.
Incluir a rastreabilidade unitária em peças metálicas implica que o fornecedor marque cada peça, ou seja, grave no início do processo um código que identifique aquela peça individualmente, o que pode ser feito por micropercussão ou por marcação a laser. Para que essa rastreabilidade seja automática, normalmente são utilizados códigos QR ou DataMatrix, os mais comuns na indústria.
Um código DataMatrix pode conter dezenas ou até centenas de vezes mais informações do que um código de barras. No post Marcação permanente de códigos Data Matrix damos mais informações sobre eles.
O uso de códigos Data Matrix simplifica o gerenciamento, melhora a precisão e reduz a carga de trabalho. Nos últimos anos, tem sido necessária uma rastreabilidade detalhada, não só dos produtos acabados, mas também de cada um dos seus componentes.
Marcação de código Data Matrix em plástico
No plástico, o uso de técnicas mecânicas para marcação do Data Matrix não é eficaz devido à qualidade exigida pelo código 2D. Para atender a essa exigência, além de muitas outras vantagens, as máquinas mecânicas estão sendo substituídas por máquinas de marcação a laser. Este aumento anda de mãos dadas com o aumento do nível de qualidade de marcação necessário para garantir uma leitura estável.
A estrutura de moléculas individuais ou aditivos, como pigmentos coloridos, é diretamente modificada ou destruída pela marcação a laser. Uma mudança de cor ou descoloração é então observada no material, criando uma marca permanente e indelével. A coloração é mais clara ou mais escura dependendo da composição: os plásticos mais escuros desbotam para branco/bege nas áreas marcadas, enquanto os plásticos mais claros desbotam para cinza ou preto.
Máquina a laser híbrida: a melhor opção para marcação de plástico
Para este tipo de materiais o marcador laser HYBRID é perfeito. Caracteriza-se pela sua potência máxima e duração de pulso extremamente curta.
Graças à sua elevada potência máxima de até 150.000 W por disparo, que é 15 vezes mais potente que um laser de fibra padrão, no mesmo nível de energia oferece uma interação única em plásticos para marcação de alto contraste.
Esse recurso permitiu a substituição de soluções caras de identificação, como processos de jato de tinta e etiquetagem, por máquinas de marcação a laser. As máquinas de marcação a laser também têm a vantagem de não exigirem manutenção ou consumíveis excessivos.
Máquina de marcação a laser híbrida Gravotech
A máquina de marcação a laser híbrida da Gravotech é compacta e independente e é perfeita para marcação ultrarrápida de metais e plásticos.
Esta linha de lasers possui alta potência de pico que permite boa interação de materiais em uma ampla gama de plásticos utilizados em componentes automotivos. Os plásticos PE, PP, PA, PBT e ABS são geralmente marcados por esta gama de lasers.
Estes equipamentos híbridos podem realizar marcação com contraste, discreto, profundo ou superficial, ou seja, os efeitos possíveis na marcação são múltiplos e a gama de potências disponíveis (10W, 20W) permite todos os tipos de acabamentos.
A Série Híbrida integra-se facilmente nas linhas de produção graças à sua total conectividade com ambientes industriais : Ethernet TCP/IP, Profinet, Ethernet IP, E/S dedicada (SUB D37), 8I / 8º, RS232, USB (x3). Esta máquina está preparada para a indústria 4.0.
Com uma estação de trabalho , também é configurado como uma posição autônoma.
A sua construção robusta em alumínio, a sua estrutura metálica bem como a protecção dos componentes ópticos, o filtro anti-partículas e a ausência de peças sensíveis, fazem destes equipamentos de marcação uma solução perfeita para todos os sectores industriais.
E se você achou o post interessante, não hesite em compartilhá-lo. Obrigado!