Rastreabilidade para embalagens mais sustentáveis

Rastreabilidade para embalagens mais sustentáveis

A embalagem cumpre diversas funções essenciais como proteger o produto, informar os utilizadores, promover a marca, etc. É parte integrante dos nossos padrões de consumo, mas, no entanto, torna-se necessário que as empresas repensem a sua estratégia de embalagem para se adaptarem aos novos desafios climáticos.

Neste artigo, explicamos como a rastreabilidade pode ajudá-lo a oferecer embalagens sustentáveis aos seus clientes.

Embalagem e seu impacto ambiental

As embalagens têm um impacto significativo no meio ambiente para a fauna, a flora, a atmosfera, mas também para os seres humanos. Segundo a organização The Ocean Clean Up, mais de 5 mil milhões de resíduos plásticos acumulam-se atualmente nos oceanos, o que representa uma área total mais de 6 vezes o tamanho de Espanha.

Neste sentido, têm sido feitos esforços consideráveis em relação ao plástico de utilização única, particularmente com novas leis e regulamentos que visam proibi-lo, mas o sector das embalagens a nível mundial continua a representar um problema para o ambiente. Em todas as etapas, desde a extração da matéria-prima até o fim de sua vida útil, as embalagens emitem CO₂.

O papelão é uma excelente solução para substituir embalagens plásticas descartáveis. Com baixos níveis de poluição, renovável e reciclável, é uma alternativa sustentável, embora a pegada de carbono do cartão não seja totalmente neutra.

A pegada média de carbono das embalagens de cartão é de 964 quilos por tonelada de equivalente fóssil de CO₂, embora 13% dos resíduos de cartão sejam depositados em aterros e, portanto, não sejam reciclados. No entanto, ainda é uma alternativa muito mais sustentável às embalagens descartáveis, reduzindo significativamente a pegada de carbono de uma empresa.

Marcação e rotulagem da caixa

A rastreabilidade do cartão é realizada através da sua rotulagem, que depende de diferentes técnicas como as à base de colas, tintas, cunhas, etc.

A impressão com tintas tem sido até agora o procedimento de rotulagem mais utilizado, embora represente um grande problema no que diz respeito ao meio ambiente: geralmente utiliza tintas à base de solventes de petróleo, pelo que os produtos marcados com eles nem sempre podem ser reciclados.

Por outro lado, a produção de rótulos é muito cara e utiliza grandes quantidades de papel e cola que contribuem para o desperdício do consumidor. Além disso, estes processos adicionais para adicionar o rótulo ao produto requerem mais equipamentos e, portanto, mais consumo de energia, colocando em causa a sua adequação ao meio ambiente.

Marcação a laser como alternativa à etiquetagem de papelão

Quando falamos em marcação a laser, tendemos a identificá-la com rastreabilidade para metais. No entanto, a codificação a laser tem muitas outras aplicações e uma delas é a marcação direta em embalagens de papelão utilizando lasers do tipo CO₂.

O laser é a tecnologia mais ecológica para gravar permanentemente uma marca em um produto, independentemente do material, proporcionando uma impressão limpa e perfeita, em oposição à aparência da impressão a jato de tinta.

A marcação a laser não possui consumíveis, eliminando assim os custos de seu descarte. No caso da rotulagem com tintas coloridas, estas são especialmente poluentes e de difícil eliminação, gerando custos de eliminação de resíduos que têm um peso significativo nos orçamentos comerciais.

A tecnologia de marcação a laser CO₂ em caixas de papelão foi escolhida por milhares de empresas para substituir a impressão a jato de tinta e a tampografia, já tendo substituído mais de 20% das instalações de tecnologia legada e, na fase de transição, cada vez mais empresas estão se voltando para os lasers como um meio mais verde opção para seu sistema de rastreabilidade de produtos.

Marcação a laser como forma de eliminar embalagens

A marcação a laser não só reduz o custo ambiental das embalagens, mas em certos casos permite o descarte direto das embalagens, como é o caso da indústria alimentícia.

Esta eliminação de embalagens neste setor é realizada através da marcação direta dos produtos alimentares com laser CO₂. Nos Estados Unidos, esta tecnologia tem sido chamada de “Rotulagem com Luz Natural”, tendo comprovado que esta técnica de marcação não deixa nenhuma substância no produto, limitando-se a eliminar os pigmentos que o cobrem e não afetando o prazo de validade ou prazo de validade. (BBD) do produto ou promovendo contaminação por bactérias.

Esta rotulagem a laser pode ser utilizada em um grande número de produtos, embora ainda seja complicada para alimentos como abacaxi, milho ou vegetais folhosos.

A tecnologia de marcação a laser na superfície do produto isenta as empresas de consumíveis como papel, tinta, etc. com uma redução significativa nos custos de produção e poupança de espaço em termos de armazenamento. Esta tecnologia também proporciona marcação permanente, inviolável e intransferível.

No que diz respeito ao quadro regulamentar, a tecnologia de marcação a laser foi aprovada pela União Europeia em junho de 2013 e acaba de receber a aprovação da FDA (US Food and Drug Administration).

A oferta da Gravotech para rastreabilidade de embalagens e substitutos

Possuímos uma ampla gama de lasers CO₂ que podem ser integrados em linhas de produção que permitem múltiplas soluções de marcação. Estes equipamentos são projetados para serem instalados em linhas de produção para marcação de codificação industrial e rastreabilidade interna, permitindo a identificação de peças fixas e móveis, mantendo constante a qualidade da codificação.

O equipamento laser CO₂ da Gravotech é ecologicamente correto, pois não utiliza tinta nem gera emissão de solventes. Também não possuem consumíveis e a sua manutenção é praticamente nula, pelo que os custos operacionais são reduzidos ao mínimo. Essas qualidades são muito apreciadas em indústrias como a de embalagens, para oferecer recipientes e embalagens recicláveis.

Especialmente representativo desta gama é o modelo Gravotech C30, com uma potência de 30w e com áreas de marcação que variam entre 70x70 mm e 210x210 mm, dependendo da distância focal utilizada. Este laser CO₂ integrado é ideal para marcar materiais orgânicos, operando sem contato com a peça a ser marcada e com pouca manutenção, ao contrário dos sistemas de marcação convencionais como jato de tinta ou etiquetas.

Esses equipamentos a laser utilizam comprimento de onda de 10600 nm na faixa infravermelha, que proporciona marcação direta, de identificação e permanente em uma ampla gama de materiais naturais, como madeira, couro, papel, frutas e vegetais, bem como em materiais transparentes (vidro, plásticos transparentes) e materiais revestidos (superfícies pintadas, alumínio anodizado).

Por outro lado, estes dispositivos são facilmente integrados em linhas de produção graças à sua total conectividade com ambientes industriais: Ethernet TCP/IP, Profinet, Ethernet IP, E/S dedicada (SUB D37), 8I/8º, RS232, USB (x3). Usando uma estação de trabalho, eles também podem ser configurados como uma estação autônoma.

O equipamento Gravotech C30 gera altas taxas de marcação legível e permanente de números de série, lotes, DLC, DLUO, data e hora, logotipos, caracteres OCR, códigos de barras, códigos 2D DataMatrix™, códigos QR...

Conclusão

A marcação de identificação do produto diretamente com um gravador a laser CO₂ é uma alternativa real à estampagem, jato de tinta ou etiquetagem em diversos campos, renovando o conceito de rastreabilidade em múltiplos setores.

Os equipamentos de gravação CO₂ da Gravotech são amigos do ambiente, não utilizando tinta nem gerando qualquer tipo de desperdício, ao contrário de outras alternativas, e permitindo poupança de custos ao eliminar a necessidade de consumíveis e manutenção.

Operando sem materiais, nossos gravadores a laser CO₂ integrados marcam diretamente papelão, madeira e produtos alimentícios, sem alterar a qualidade do material.

E se você achou este post interessante, não hesite em compartilhá-lo!

Entre em contato conosco

Cadastre-se e receba nossas

Novidades em seu e-mail

GravoMark

GravoMark

Technomark

Nossos contatos

Nossas redes

Copyright © 2024 Gravomark. | Política de privacidade
Fale conosco pelo Whatsapp