A importncia da Gravao Mecnica na identificao de peas e produtos

A importncia da Gravao Mecnica na identificao de peas e produtos

Você já ouviu falar em gravação industrial, né?

A gravação desempenha um papel importante e indispensável na indústria!

Através dela, é possível rastrear, identificar, estar de acordo com a conformidade regulatória do seu modelo industrial, além de estar prevenido contra a falsificação.

Quando falamos em gravação para indústrias, temos uma grande disponibilidade de equipamentos que podem ser utilizados! 

Existem gravações a laser, mecânicas, por micropercussão, químicas, por tintura… Entre outras!

No entanto, cada uma possui suas particularidades e benefícios, e nem todas são indicadas para todos os tipos de indústrias. 

Gravação mecânica: como funciona?

A gravação mecânica é um processo de marcação/gravação em algum material ou superfície, onde é utilizada uma ferramenta mecânica.

No processo, uma ferramenta cortante - que pode variar de acordo com o modelo de máquina escolhido - se move sobre a superfície do material a ser gravado, e com movimentos precisos, pedaços específicos da superfície são removidos e a marcação é criada.

Esse método é muito utilizado para criar padrões, números de série, logotipos e demais informações que precisam estar permanentes em objetos e superfícies.

Quais são as aplicações?

A gravação mecânica possui um sistema de funcionamento aplicável em diferentes tipos de indústrias, são elas:

• Metalúrgica: por aderir super bem em peças metálicas, a gravação mecânica é frequentemente utilizada na indústria metalúrgica, com o intuito de marcar informações como números de série, logotipos, datas de fabricação e códigos de rastreamento.

 

• Plásticos: variados produtos plásticos podem ser marcados com a gravação mecânica, como: brinquedos, utensílios domésticos, embalagens.

 

• Equipamentos de grande porte: peças como turbinas, geradores, motores, também podem ser marcados através da gravação mecânica.


Tipos de máquinas

Desde 1938, com a invenção do pantógrafo moderno pela Gravotech, a busca por inovação nunca termina! Hoje existem diferentes modelos de máquinas de gravação mecânicas, e que tal conhecer um pouco sobre algumas delas?

M20 / M40

Impossível falar de adaptabilidade sem falar na M20.

É uma das máquinas mais vendidas e esse posto não é à toa! Ela tem a capacidade de se adaptar a diferentes aplicações, sendo super versátil.

Fácil de usar, possui recursos exclusivos e diversas aplicações.

Pode ser usada para personalização, gravação de marcas, logotipos, placas de sinalização e identificação.

E como tudo que é bom sempre pode ficar ainda melhor, a M40 é a versão ainda mais completa da M20. 

Compacta e versátil, a M40 permite a gravação em diversos materiais, sendo a escolha ideal para gravação de itens de tamanho médio e objetos planos.

IS400 / IS200

A IS400 é a máquina ideal para gravar itens de tamanho médio, ideal para gravações de sinalização, identificação, etiquetagem e fresagem leve.

Por ser um equipamento robusto e potente, pode gravar desde plásticos à metais!

E não tem como falar da IS400 sem citar a IS200, a opção ideal para pequenas marcações!

O equipamento permite gravação em madeira, plástica e metal! Além de permitir marcar pequenas peças para rastreabilidade, com uma gravação legível, profunda e precisa.

ISX000 

Projetada para gravações de grande formato, a ISX000 possui uma produção de alta performance, realizando gravações em grande escala de forma ágil e otimizada.

A ISX000 é CNC, ou seja, a máquina é controlada através de sistemas computadorizados. Permitindo maior precisão e controle.

Quando falamos neste modelo, é preciso ter em mente de que existem 3 tamanhos diferentes, sendo:

IS6000: área de gravação 610 x 405 mm

IS7000: área de gravação 610 x 815mm

IS8000: área de gravação 610 x 1220mm


Importância da gravação mecânica na identificação 

Quando falamos em identificação e rastreabilidade, é indispensável falar da importância da gravação mecânica!

Diversas indústrias possuem um rígido sistema de conformidade regulatória, o que exige um controle do produto produzido, ao longo de toda a cadeia de produção.

A gravação industrial permite a criação de marcas permanentes, como números de série/lote, códigos de identificação, datas de fabricação e validade, o que facilita o controle ao longo da vida útil do produto.

Desta maneira, produtos defeituosos, recalls, manutenções e garantia de qualidade estão garantidos à marca.

Outro ponto essencial proporcionado pela gravação mecânica é a segurança do consumidor e a prevenção contra falsificação e pirataria. 

Informações de segurança como instruções de uso e advertências, precisam estar marcadas de maneira permanente nos objetos, e assim é feito com a gravação! 

Ao citar falsificação e pirataria, vai muito além de um controle de qualidade, falamos diretamente em segurança.

Portanto, é indiscutível a importância do papel crucial da gravação industrial!

Propiciando a identificação e consumo de produtos e componentes seguros, de qualidade, rastreáveis e alinhados com conformidade regulatória.

Entre em contato conosco

Cadastre-se e receba nossas

Novidades em seu e-mail

GravoMark

GravoMark

Nossos contatos

Nossas redes

Copyright © 2024 Gravomark. | Política de privacidade
Fale conosco pelo Whatsapp